quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

AUTOR,EDITOR,DISTRIBUIDOR


No teatro das operações editoriais, assumo três papeis; ou melhor, quatro, se incluir o de composição gráfica. Tudo o que sai do meu bestunto, passa pela minha oficina digital, transporta uma espécie de chancela editorial e distribui-se, consoante a gama, o publicado. À margem desta ditadura, fica para uma gráfica exterior apenas - e só apenas - a impressão dos PDF's da capa e miolo (e, por vezes, o arranjo das medidas da lombada com a espessura do miolo), o que quer dizer que faço o que quero e como quero. Depois é só entregar nos espaços habituais, oferecer a margem dos 30 por cento costumados e aguardar por reposições. Pessoalmente, não vendo um único exemplar.
Sei o que o público local requer, também presumo o que de melhor se pode oferecer para venda aos turistas e adventícios. E não tenho razões, por ora, para bocejar.
O título que hoje trago à publicidade deste blog é aquele que abre uma nova colecção. Para bem dizer, reabre uma outra colecção de títulos localizados, de que saíram sete números e de que não restam vestígios vendáveis. Trata-se das Profecias do Bandarra (todas as minhas edições anteriores, em número de oito, estão esgotadas), numa nova edição, desta vez integrada numa série de que já está previsto mais quatro números. Há ainda a ousadia de preparar de antemão as sequências, fazendo disso publicidade na contracapa, como o caso que hoje ilustra este post.
Há um Amigo (dos verdadeiros, entenda-se) que me augurou viver até aos 100 anos, graças a esta forma de ser, de estar, de construir e de publicar. Isso, a confirmar-se, significa que me faltam mais 34, podendo continuar a empilhar títulos como se construísse uma  espécie de pirâmide de Gizé, se tiver pachorra e saúde para o fazer.
Com este propositado sistema, não necessito passar a escrito qualquer contrato, não há divergências nas diversas fases da autoria, edição e distribuição e continuo a dar vazão ao "vício" que apanhei não sei quando, nunca soube como e não sei onde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.