quarta-feira, 29 de março de 2017

OS MELHORES AUDITÓRIOS


Foi hoje. Só este ano já é a terceira acção do género, sendo que uma foi dedicada à Escrita e à História para alunos do 10º Ano e outra (Aguiar da Beira) para alunos do 5º e 6º anos sobre Desenho e Banda Desenhada.
Hoje foi sobre Lendas, tendo como pano de fundo o meu livro "Lendas do Distrito da Guarda". Tudo começou num programa tecido pelo Dr. Rui Santana, director da Biblioteca e Centro Cultural de Trancoso, com o patrocínio da Câmara Municipal de Trancoso, na abertura e decurso da Semana da Leitura/Feira do Livro (no domingo, o  Professor Dr. Frederico Lourenço apresentará os seus dois volumes traduzidos da Bíblia-Novo Testamento, que lhe valeram o Prémio Pessoa 2016), e participação do Sr. Presidente do Município, Amílcar Nunes Salvador, que abriu a sessão.
Os Agrupamentos de Escolas, os professores e os alunos participaram "em cheio". Encheram duas vezes o auditório (uma acção de apresentação da parte da manhã e outra da parte da tarde), com lugares para mais de 100 pessoas.



Falar para um auditório destes, conseguir o seu interesse e a sua participação/colaboração como ouvintes e intervenientes, é um privilégio de que não abdico e que me satisfaz em pleno.
Um aplauso meu, especial, ao Dr. Rui Santana e ao Município de Trancoso, na pessoa do seu Presidente e um agradecimento, também especial, ao Gabinete de Comunicação e Imagem do Município (autoria destas imagens), na pessoa da jornalista de serviço ao evento,  Dra. Inês Amoedo.
Na última das sessões (há duas imagens do auditório sobre cada uma delas), houve uma aluna que pediu um autógrafo. Em folhas de papel branco não só correspondi ao pedido, como desenhei o que a aluna me pediu, seguindo-se uma extensa fila de jovens de ambos os sexos a requererem justamente o mesmo (geralmente fauna vária, desde coelhos a tigres, cavalos, dragões, pandas, gatos, etc.).
Não me cansei. Nunca me canso nestas circunstâncias e com este auditório. Divulgo a escrita, o gosto pela leitura e pela banda desenhada. E sei que, paulatinamente, se consegue passar a mensagem cultural que pretendemos, porque é nesta idade que se formam os grandes públicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.