sábado, 18 de março de 2017

APONTAMENTOS CURIOSOS



Em determinadas ocasiões de repouso intelectual e artístico, passo para o meu "notebook" de capa dura "canson", utilizando uma esferográfica de cor preta, os apontamentos e notas curiosas, onde também junto alguns desenhos. É uma válvula de escape que me permite dar vazão a três características que me são peculiares: escrita, desenho e espírito curioso.
Aconselho a todos - a todos mesmo, inclusive aos que não sabem desenhar - a fazerem este exercício, que poderão utilizar posteriormente numa reunião de família e amigos (nem que sejam apenas registos de anedotas), porque é uma forma de criação, se bem que utilizadas fontes que forneçam estes dados, e estas as mais diversas.
Vou dar aqui quatro exemplos retirados deste  meu "book":
Primeiro:
Se multiplicar 111, 111,111 por 111, 111,111, o resultado é igual a 12345678987654321.
Segundo:
Não foi um homem, mas sim uma mulher, quem inventou os limpa pára-brisas. Tratou-se da americana Mary Anderson, em 1903. No entanto, estes limpadores funcionavam manualmente até 1916 (estão a ver a trabalheira sem ninguém no lugar do pendura), ano em que nos Estados Unidos apareceram os limpadores mecânicos.
Terceiro:
A probabilidade de se obter o "jackpot" do euromilhões é astronomicamente baixa: apenas 0,0000009% o que equivale a 1 em 116.531.800, que é o número de combinações possível. Vendo estas coisas de outra maneira: há tantas combinações possíveis que, mesmo que se demorasse 10 segundos a preencher uma chave, demorar-se-ia 37 anos ininterruptos a preencher todas as chaves.
O melhor é confiar na sorte!
Quarto:
Durante uma só estação, uma abelha obreira colhe várias vezes o seu peso em mel. No entanto, como é levíssima (não excede em média as 7 gramas) seriam precisos, deste modo, 140 anos para juntar 1 quilo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.