sexta-feira, 24 de março de 2017

ALCUNHAS DE POVOS, TABUS E NOMES DE TERRAS

Numa extensa peça que publiquei na revista dominical Notícias Magazine (Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Notícias da Madeira), em 28 de Março de 1999, dedicada a tabus e alcunhas de povos, referi-me à problemática e a uma certa cacofonia de topónimos que se mantêm no País. E desse artigo extraio o pequeno bosquejo que segue.
Imagine-se ter nascido em Porcas (Trancoso), em Parvoíce (Guarda), Poço dos Cães (Ansião), Picha (Pedrógão Grande), Cabrum (Vale de Cambra) ou em Vale de Ladrões (Meda). Embora seja tradição em Barrancos o touro levar a estocada fatal é mais para o norte que surge o topónimo Matança (Fornos de Algodres). Fernão Porco pertence a Oleiros, mas o Casal dos Chouriços é da Figueira da Foz e o Monte dos Toucinhos em Almodôvar. A Vila da Barba adere a Santa Comba Dão, mas é São Pedro do Sul quem tem as Barbas e Avis quem conta com Barba Torta. Se há um lugar chamado Parvoíce, também os há com os topónimos de Juízo (Pinhel) e Memória (Albergaria dos Doze). Arrepiando caminho por estes topónimos nacionais, não se caia na Esparrela (Porto de Mós) em pisar o Rabo do Gato (Vila Real), pois seria um Diacho Velho (Guarda). A Venda do Brasil (Ansião) não corresponde propriamente a um negócio, mas veríamos com bom gosto a sede das companhias de seguros no lugar do Rapa (Celorico da Beira). Quanto a Fiscal (Lousã), ficam-nos os cabelos em pé!
Perante o paradoxo de uma Taberna Seca (Castelo Branco), contas feitas a martelo levam-nos até Torneira (Louriçal), na esperança que desta não saiam Vinagres (Pombal). Para os abstémios, a Ponte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro). De preferência o Bom Viver (Guimarães), ao Chiqueiro (Lousã) e ao Hospital (Braga). De Pedrógão Grande, onde consta uma Picha, até Tondela, onde figura o Carvalhal da Mulher, vai a distância do decoro da coisa pública. O topónimo Esfrega (Proença a Nova), como lêem, foi retirado do parágrafo anterior. Cabe ao leitor a serenidade e o livre-arbítrio para juntá-los. O Casal do Grelo (Figueira da Foz), a Comichão (Guarda) e o Coito (Viseu) escusam comentários e zombeteiras comparações, de que nos livra Nossa Senhora dos Homens (Avis).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.