domingo, 28 de agosto de 2016

CAFÉ LITERÁRIO NA COVILHÃ


Por me ter sido permitido divulgar o cartaz, levo ao conhecimento dos Leitores deste blog que, no dia 13 de Setembro, estarei no Café Literário da Covilhã, evento periódico e cultural realizado pela Câmara Municipal da Covilhã.
O "Café Literário" constitui uma tertúlia na qual se apresenta um convidado para falar sobre temas da sua área cultural, cabendo-me a mim estar presente no dia anunciado, no Café Bar Miradouro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

GRAVURAS MINHAS NA RTP


No dia 26 de Julho passou na RTP2 um excelente documentário, assinado pelo jornalista e investigador Dr. Jacinto Godinho, com o título "A PIDE Antes da PIDE". Trata-se de uma investigação muito criteriosa e bastante documentada, com recurso a documentos, fotos e entrevistas a intervenientes, de que se destaca uma a Emídio Santana (já falecido).
A pedido do jornalista, remeti algumas gravuras minhas extraídas do álbum "Registos Criminais" e da série que publiquei semanalmente no jornal "O Crime". Essas vinhetas serviram para ilustrar passagens do atentado a Salazar, uma vez que, para além das fotos da época, a BD serviu para "registar" acontecimentos que, como é óbvio, não tinham suporte fotográfico na acção que levou à deflagração da bomba na Avª Barbosa du Bocage.
Para os mais interessados em História, aconselho a que não percam este programa, que pode ser visionado através da internet em

http://www.rtp.pt/play/p2535/antes-da-pide

Ao Autor do documentário, o jornalista Jacinto Godinho (que chegou ao meu contacto através deste blog), os meus Parabéns.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

UM PRÓLOGO QUE DEIXEI NA GAVETA



Na primeira versão, e em outro formato, das aventuras de O Magriço, decidi colocar um prólogo onde ficcionei a entrega de um documento antigo para elaborar o trabalho. Nem tudo é ficção - o negócio, é - pois tive o desplante de me colocar nas vinhetas, encanecido, quando o meu cabelo, na altura, era preto com algumas cãs... e sem óculos, para disfarçar o narcisismo.
Como já publiquei a primeira parte das aventuras em outro formato e sob outros enquadramentos, este não saiu no trabalho, pois achei que a saga devia decorrer de "fio a pavio" tal e qual a imaginei no seu século.
Aproveitei, isso sim, algumas imagens de outros trabalhos inéditos, como é o caso do "Opel Olympia", retiradas de um série sob o genérico "Se o meu carro falasse..." e os fadistas que entraram noutra aventura, esta publicada num semanário sob o título "Crime na Alta Roda".
Ora, como as minhas gavetas não são fechadas à chave, dado que os seus valores estão nos trabalhos publicados, não publicados e a publicar, por que não trazer estas pranchas até aqui ?