quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NOVO ALMANAQUE "O BANDARRA"

O Almanaque O Bandarra regressou. O último O Bandarra – Almanaque Anuário de Trancoso saiu no ano de 2003, depois de uma aventura anual que teve início em 1988. Com o interregno do ano de 1991 (altura em que não foi publicado) aquele anuário preenche, assim, qualquer estante com as quinze lombadas, cada uma comportando mais de duas centenas de páginas.
Por vontade própria – e não por circunstâncias adversas ou terceiras decisões – decidi terminar com essa publicação e mantive o hiato durante treze anos. Não havia disponibilidade para investigações e pesquisas novas, buscas em arquivos, artigos de índole regional e local que fossem a chama da obra e a tornassem, no mínimo, essencial para os leitores ávidos e interessados e até para repositório de temas subsidiários a outros trabalhos monográficos.
Regresso agora. Sem que fosse instado a fazê-lo – embora algumas pessoas tenham manifestado o desejo de verem a continuidade da obra – sem procurar qualquer prebenda ou lucro pela apresentação da obra feita e editada. Tenho, isso sim, um arquivo mais bem apetrechado de investigação e recolha documental, que me permite, por mim só (se mais não houver interessados colaboradores) sustentar com assuntos locais a continuidade da série, nesta segunda que ora começa, mau grado adoptar, a contragosto, o famigerado Novo Acordo Ortográfico, coisa que não faço aqui.
Propus alterar o figurino. Desde logo através da periodicidade, que passou de um volume anual para quatro trimestrais, o que oferece a possibilidade de actualizar, na sequência, qualquer assunto que pretenda ver tratado e aumentar de 220 páginas para 800 anuais, possibilitando a sua aquisição mais suave. Depois, pelo formato, que se reduz para um A5 convencional, retirando-lhe a cor para embaratecer o produto e colocá-lo à disposição de qualquer bolsa. Finalmente pelos assuntos, que não procuram os “fait-divers” (julgo eu) para encher volume.
Comecei pelo quarto trimestre de 2016; sem motivo especial, é bom esclarecer, tão só porque me atacou a vontade de repor – neste último quarto do ano – a publicação à disposição do público interessado.

E não digo mais nada…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.