terça-feira, 19 de julho de 2016

A BANDOLEIRA FELIZ - A LÁPIS DE COR (3)


Ainda sobre o trabalho que ontem retomei neste blog, regresso hoje com as duas primeiras páginas desta obra, recentemente iniciadas e quase acabadas. Isto significa que entre as páginas mais adiante e estas primeiras existe um hiato no tempo de mais de 15 anos, o que significa uma alteração ao trabalho original que, como já disse, se encontra inconclusivo e sujeito a estes acrescentos.
Dá-me prazer desenhar - mesmo que não objective publicação - pelo que vou idealizando a história conforme a imaginação correr, não tomando apontamentos nem quaisquer outros rabiscos ou sinopses. Tenho a história na cabeça e, por vezes, à medida que a vou passando ao papel, através do desenho, entro por outros atalhos.
Por quê a cor através do lápis?
Pela simples razão que, ao contrário do que se julga, os lápis de cor permitem nuances e misturas por sobreposição, com a facilidade de traçarem linhas finas em complemento do desenho.


Esta técnica que eu idealizei à minha maneira permite-me passar do esquiço a lápis primário para o resultado final, sem mais subterfúgios ou tratamentos, conforme se pode ver na prancha dois.
Ou seja:
- uma folha de papel normalíssima, se possível com gramagem acima de 80 g
- enquadramentos a caneta, sem régua
- desenho segundo o engenho e arte, de acordo com a história programada (ou nem isso)
- colorir com lápis de cor, deixando os traços do lápis primário para posterior passagem a caneta
- passagem a caneta de cor preta nos contornos, emendando alguns pormenores ou acrescentando outros
- finalizar, a gosto e q.b. no photoshop ou no MGI photosuite em "adjustements" para o que se quiser: hue/saturation/; color/balance, etc.
- aplicar em computador ou por colagem a balonagem e a didascália, Se se pretender fazer à mão, na prancha, deve ser testado previamente o espaço  e colocado nele, a preto, todo o texto.

Como sou um amador, testo muitas possibilidades. Partilhar com quem quiser testar deste ou de outro modo, é a forma que tenho de comparticipar nesta arte.

Finalmente, a segunda prancha já terminada na quarta vinheta e algumas modificações de cor na terceira.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.