segunda-feira, 7 de outubro de 2013

OS CRIMES DE DIOGO ALVES - XIII,XIV,XV e XVI





4 comentários:

  1. Realmente o realismo desta história, tanto na planificação do argumento como no grafismo, é quase visceral, e calculo que não seria nada fácil, com cenas tão violentas, transplantá-la para o cinema, embora me lembre de que houve, nos alvores da nossa cinematografia, uns "Crimes de Diogo Alves", realizados já não sei por quem.
    Particularmente, acho a rudeza do traço e da caracterização de Santos Costa, com sóbrios contrastes de branco e negro, e a fluidez e o ritmo da sua narrativa, os melhores trunfos deste trabalho, que bem merecia ser publicado em álbum.
    Abraços do
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Jorge

    Houve dois filmes: um, de 1909, que foi realizado por Linbo Ferreira ( mas não o acabou) e por João Freire Correia (que o concluiu); outro, de 1911, dirigido por João Tavares.
    Na prancha 1 reproduzi um fotograma do último dos filmes.
    Estes trabalhos tinham de se apresentar, tanto quanto possível, completos e sem delongas de permanência, o que indicava que não seria bom para os leitores estarem semanas e semanas com a mesma "figura". Daí não estar com grandes descrições e pormenores, embora tivesse material para o fazer. Esta regra, que não me foi imposta, resultou numa dinâmica de tal ordem que percorri o corredor criminal português. Um dia que me der de pachorra, porei os títulos publicados.
    Quanto à eventual publicação em álbum, o formato é do tipo italiano, o que não daria muitas páginas, no máximo dois cadernos. Reduzindo para duas tiras por página (com 3,4 ou 5 vinhetas), como estou agora a fazer com o José do Telhado, o formato fica mais quadrado e o número de páginas aumenta, uma vez que, encaixando as vinhetas a par, sem as amputar, há que aumentá-las de tamanho ou colocar outras, intercalares, no seguimento da trama.
    Um outro trabalho que gostaria de publicar em álbum é aquele que fiz publicar, durante semanas, dedicado a Alves dos Reis, o falsário das notas de 500 escudos. Tive de desenhar os rostos de todos os envolvidos e, para o efeito, consultei muita bibliografia sobre o caso.
    Se soubesse que a BD tinha o mesmo êxito do meu livro de ficção de "O Padre Costa", que já vai na 4ª edição e, só num dos postos de venda, se conseguiu despachar 1.500 exemplares!... Ainda com a limitação, que eu escolhi, de ser vendido a nível local, em apenas três estabelecimentos, sem distribuição alguma, uma vez que não o submeti a editoras.

    Um abraço
    Santos Costa

    ResponderEliminar
  3. Caro Santos Costa

    Gostei de ler a tua resposta ao nosso comum amigo Jorge Magalhães, e fiquei também interessado na hipótese de publicares num álbum formato oblongo "Os Crimes de Diogo Alves".
    Por que não propões isso ao Dr. Baptista Lopes?

    Abraço,

    P.S. - Desculpa, mas corrijo a tua gralha no nome do realizador Lino Ferreira, que grafaste Linbo Ferreira...

    ResponderEliminar
  4. Caro Geraldes Lino

    Agradeço-te a visita e a sugestão, bem como a correcção do apelido do realizador que, de facto,é Lino. Suponho que nunca me enganei quando das vezes que escrevi o teu apelido composto.

    Estou a alterar alguns dos trabalhos que fiz para "O Crime". Estou presentemente - alternando com o Magriço e outros de texto - com o "José do Telhado", adaptando para aquele formato, mais propício a uma leitura menos rectangular e horizontal.
    "Os Crimes de Diogo Alves", "João Brandão", "O Regicídio", "O Atentado a Salazar" e o "Alves dos Reis", estão a seguir, não necessariamente por esta ordem.

    Quanto ao Dr. Baptista Lopes, da Âncora (que não conheço pessoalmente), poderá não estar interessado, uma vez que a editora tem elaborado parcerias com instituições para os seus projectos editoriais.
    Estes álbuns são feitos a preto e branco, pois foi assim que, efectivamente, receberam publicação nas páginas do jornal.
    Deste modo, a ideia está ainda no limbo (não linbo, a tal corruptela, em forma de gralha, de Lino, como corrigiste - e bem), mas com perspectivas de seguir adiante, embora ainda não saiba como.


    Um grande abraço

    Santos Costa

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.